quinta-feira, 1 de novembro de 2012

DO CORPO DE CRISTO




"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." 
(Jo 14,6)

  Estaremos refletindo sobre as exortações de São Francisco de Assis e suas profundas reflexões sobre a vida religiosa comunitária e como a partir delas é possível mergulhar no profundo mistério Trinitário: Pai, Filho e Espírito Santo.
  A primeira exortação de São Francisco nos conduz para dentro do mistério do Corpo do Senhor que exige uma correspondência viva de fé. Mistério Redentor capaz de fazer com que aprofundemos na doação de Deus Pai em Jesus Cristo pelo Espírito Santo. É pelo Espírito que, nos exorta São João, podemos ver a Deus. Ver com os olhos do Espírito.
  O Espírito Santo de Deus põe a caminho o coração sedento e em comunhão com Deus, no qual comungar do Corpo e do Sangue de Cristo é fazer a mesma experiência de doar toda a vida para Deus. É viver para Deus em Jesus Cristo pelo Espírito. 

  Em Jesus Cristo todo o  ser humano tem perto de si um Deus que se aproxima, fala consigo, assume a sua humanidade e lhe revela a face amorosa do Pai. Deus invisível se torna visível na pessoa de Jesus. Deus inacessível se torna acessível em Jesus. Esta é a experiência que todo cristão tem que percorrer: conhecer, amar e experimentar Cristo como conhecimento e adesão ao Pai.
  O caminho do amor se dá pela escuta da Palavra de Cristo como resgate da humanidade distante de Deus para a comunhão com Ele: "Ele veio e anunciou-vos a paz, a vós que estáveis distantes... Através d'Ele temos acesso ao Pai em Espírito" (Ef 2, 17s).
  Ver em Espírito é ver com fé profunda Jesus Cristo como verdadeiro Homem e verdadeiro Deus. Não podemos esquecer que Jesus também é Deus. Por isso, podemos proclamar com grande certeza que crer no Filho é crer n'Aquele que o enviou: "Quem Me recebe, não recebe só a Mim, mais também Aquele que me enviou" (Mc 9, 37).

  Portanto, aprendemos da experiência de São Francisco que "o Espírito é que vivifica; a carne não serve para nada". Esta afirmação nos leva aprofundar a reflexão de que somente por uma fé de gratidão é possível dizer: "Há um só Deus e um só medianeiro entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus" (1Tm 2,5). Pelo qual, nos leva a uma experiência de encontro com Deus, isto é, tornar-se um no Amor. O Amor de Deus exige uma resposta de amor como conhecimento e crescimento de nossa própria fé.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário