segunda-feira, 25 de junho de 2012

DISCIPULADO: uma exigência vocacional

"Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor pelos outros"(Jo 13,35) 


O seguimento de Cristo tem como exigência um engajamento todo próprio e dinâmico chamado discipulado. Tal experiência consiste em aprender, conhecer e ter como único Mestre, o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A experiência discipular está no desejo de participar no modo de ser de Jesus Cristo e comprometer a vida no amor pelos irmãos. 
O discípulo é aquele que é fiel e dá testemunho do novo mandamento: o amor. É aquele que adquiri o mesmo jeito de amar do mestre e dispõe dar sua vida pelo outro sem medo.
O verdadeiro discípulo encontra em Jesus Cristo tudo que vem dar sentido a sua vida. Tal sentido transforma o amado num amante desejoso de estar junto ao mestre a todo instante. Essa experiência só é possível através do encontro profundo entre Cristo e o discípulo. Nos Evangelhos podemos vislumbrar várias experiências discipulares e seus níveis de encontro com Deus. Temos o discípulo amado, Pedro, Judas e tantos outros. No entanto, dois discípulos parecem nos chamar atenção nesse caminho vocacional chamado seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O discípulo amado é o discípulo perfeito. Está sempre no lugar certo, na hora certa e ao lado do mestre. Este discípulo demonstra que grau de encontro teve com Jesus Cristo. É capaz de em tudo assumir a postura de Cristo de cuidar das mais simples criaturas de Deus até dar sua vida por amor ao outro. Muito mais que servo, o discípulo amado é o amigo do Filho de Deus.
Pedro tem uma experiência profunda com Deus. Porém, ela só se dá quando ao trair Jesus, Pedro chora amargamente. Neste momento, Pedro percebe que o jeito de Deus amar é outro. Amor é doação de si ao outro e não troca. É a percepção de que Deus se antecipa ao homem em seu amor.
Neste ínterim, todos somos chamados a sermos discípulos do Senhor e estarmos vigilantes na espera de sua segunda vinda. É assumir a postura do discípulo amado que em tudo procura dar testemunho fiel e sincero do Mestre Jesus Cristo. Testemunho transbordante no amo a  Deus  e ao próximo. Neste caminho, todo vocacionado faz a experiência bela relatada pelo Evangelho de João: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constitui, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos amei uns aos outros.” (Jo 15, 15-17) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário