segunda-feira, 18 de junho de 2012

ACONTECEU: III Encontro Vocacional

"Meus irmãos, meus irmãos, Deus me chamou  para caminhar nas senda da simplicidade e da humildade e por sua inspiração me revelou o verdadeiro caminho para mim e para os que quiserem me imitar." (EP 68)

É neste espírito de humildade e simplicidade que foi realizado o 3º Encontro Vocacional nos dias 15, 16 e 17 de junho na Casa de Formação São Francisco de Assis. 

Neste encontro nossos vocacionados conheceram um pouco mais sobre a espiritualidade franciscana e sua fonte: a Palavra de Deus. É nesta Palavra que está enraizada o seguimento de São Francisco de Assis e de seus confrades.

















Confiantes no Deus que se revela, São Francisco percebe que o seguimento de Cristo se dá pela senda da humildade pelo qual servindo toda a criatura o ser humano encontra Deus.


Um Deus que nos exorta a confiarmos em Sua Palavra e sermos seus anunciadores como tão bem fez Santo Antônio. Pregador do Evangelho e Arauto de Deus, Santo Antônio faz de sua vida um anúncio desta palavra. Fazer experiência deste anúncio exige humildade, ou seja, a abertura para que a graça de Deus atue no coração do ser humano.

São Francisco de Assis é um santo do seu tempo capaz de demonstrar aos seus contemporâneos que seguir Jesus Cristo é a maior abertura do ser humano para Deus e para o encontro consigo mesmo.



Diante dessa percepção e deste desejo de em tudo sermos fiéis colaboradores do Reino de Deus, façamos junto com Santo Antônio esta belíssima oração de confiança, entrega, humildade, simplicidade e gratuidade feita pelo santo diante do sepulcro de São Francisco de Assis:
"pai santo, concede-me a graça de ser teu filho fiel e devoto. Dá-me a tua humildade e o teu amor pela Senhora Pobreza. Dá-me o amor à cruz, tu que recebeste no teu corpo as chagas gloriosas de Jesus. Faz com que eu possa contemplar, como tu contemplaste em Greccio, o Menino Jesus que se fez pequenino no presépio por nosso amor. Dá-me o teu amor pelos pobres, os miseráveis, os infelizes. Dá-me força e coragem para combater injustiças, violências e prepotências. Quero dedicar minha vida à evangelização dos pobres. Quero confortá-los com palavras breves e simples. Pai Santo, ofereço a minha vida aos pobres mais esquecidos." 
(Livro: Santo Antônio - Vamos conhecer a vida de um grande Santo)


Diante de tão grande busca e simplicidade possamos como São Francisco de Assis reconhecer que não basta contar as glórias dos santos e nos saciarmos com elas. Mas, pelo contrário, devemos comprometer a nossa vida como fizeram os santos. 
É neste espírito que a Ordem dos Franciscanos Conventuais quer convocar seus vocacionados a colocar suas vidas neste mesmo compromisso de amor a Deus e aos irmãos.

Oração na Capela



















Palestra do Frei Willian sobre Santo Antõnio

Visita a Candelária

Visita na antiga Sé - Nossa Senhora do Carmo

Visita ao Convento Santo Antônio - Largo da Carioca


Nenhum comentário:

Postar um comentário