terça-feira, 8 de maio de 2012

ACONTECEU: 2º Encontro Vocacional

Na Casa de Formação São Francisco de Assis, aconteceu o Segundo Encontro Vocacional com o tema: "Seguimento de Jesus Cristo em São Francisco de Assis".


"Se quisermos viver e amar a nossa Vida e a nossa Regra precisamos viver e amar a Vida e a Regra do Evangelho de Jesus Cristo". 
(Livro: Vida e Regra Franciscana)



O nosso Carisma, deixado por São Francisco de Assis, revela-se cada vez mais como sinal de um seguimento em unidade com a Videira verdadeira que é Cristo. 
Adoração ao Santíssimo Sacramento
Em Cristo somos convidados "a nunca perder de vista o ponto de partida", como nos ensinou Santa Clara. A estarmos sempre unidos ao Tronco. Pois, "aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto" (Jo 15, 5b).


















A experiência de seguimento é a postura do discípulo que sempre de novo procura estar atento a voz do Mestre. O discípulo procura em cada situação e em cada momento estar ligado ao Tronco. Para que sua vida possa frutificar em boas obras.

















No entanto, o discipulado é o reconhecimento de que sem Deus é impossível viver da esperança, do amor e da caridade. 

















O seguimento implica numa postura de escuta: "Fala Senhor, que teu servo escuta!" (1 Sm 3, 10). É uma busca de permanecer em Cristo e deixar que Sua palavra permaneça em nós (Jo 15, 7). 
Assim, todo aquele que mantêm-se unido ao tronco,  na escuta da voz do Mestre e na postura de servo é capaz de produzir frutos que permaneçam e que testemunhem que o Senhor vive. 




















O servo é aquele que, de novo, sempre de novo, mais uma vez, coloca-se a percorrer cotidianamente todo o caminho. É um recomeçar constante no qual somos capazes de compreender que ao darmos um passo,  necessitamos dar outro. Foi nesta experiência de servo que Francisco de Assis ao final de sua vida e depois de tanto caminhar expressou aos seus confrades: "Vamos começar a servir a Deus, meus Irmãos, porque até agora fizemos pouco ou nada" (1 Cel 103, 6). É uma profunda experiência da anterioridade do amor de Deus para com cada um de nós. Pois, quando pensamos que amamos a Deus, muito antes, já nos amou, nos desejou e nos chamou para com Ele sermos um em Cristo.
Momentos de cantos franciscanos



















Jovem, venha fazer parte desta família! Venha viver a experiência do amor de Deus nesta família Franciscana Conventual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário