domingo, 12 de maio de 2013

Alegria: dom do Ressuscitado

"Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria." (Jo 16,20)


É essa a Palavra que Nosso Senhor dirige aos seus apóstolos e a nós no Evangelho de João. Nesse contexto em que vivenciamos os 40 dias do tempo pascal, experimentamos o Senhor dirigindo a nós palavras de motivação, que buscam nos reanimar em nossa missão e buscar nos dar uma nova inspiração para que pratiquemos, de fato, o Evangelho de Deus em nossa vocação. Dar o verdadeiro sentido à essa palavra – pratiquemos – nos dá uma nova esperança, uma nova luz, capaz de transformar a nossa tristeza, que muitas vezes é resultado do sofrimento e da perseguição que recebemos do mundo, em uma verdadeira alegria.
Em primeiro lugar é preciso antes entender essa transformação de tristeza em alegria, compreender porque Cristo fala de tristeza. Diz Ele: “haveis de lamentar e chorar (…)E haveis de estar tristes”. Se Jesus falou dessa tristeza, é porque sabia que íamos de fato passar por ela. E ela não é algo meramente passageiro, é uma tristeza que persiste em querer desanimar-nos. Qual é o motivo dessa “grande” tristeza da qual fala o Senhor? Justamente a alegria do mundo em nos ver ‘vencidos’. O que nos deixará triste, quero dizer, é a perseguição que vamos sofrer mediante as idéias que combatemos.


Dificilmente seremos apoiados pelo mundo porque o mundo vive em outra dimensão e nós, cristãos, queremos anunciar a Luz. A missão do cristão torna-se uma batalha muito mais difícil porque ele necessita transformar esse ambiente de guerra num ambiente em que eles possam conviver na PAZ e no BEM
Isso exige uma renúncia e por isso pode vir com ela a tristeza. Só que essa tristeza, por mais difícil que seja, passa, assim como o mundo também passa. O amor de Deus não passa e é por isso que Jesus nos diz: “vossa tristeza se há de transformar em alegria”
A alegria que o cristão sente é de poder ter a esperança de um dia estar junto a Deus.O mundo nem sequer tem essa esperança, por isso vive triste. A tristeza, que as vezes nos invade, logo morre porque não encontra lugar fértil no coração daquele que ama a Deus e tem a esperança como sentido da sua vida. Dessa maneira, seguindo Jesus, não há mais tristeza, só alegria. Agora cultiva-se a esperança que não decepciona, a esperança do amor de Deus, da salvação. Ele é a única fonte dessa alegria. A alegria é um dom que só pode ser dado pelo Ressuscitado.

Portanto, se confiarmos ao Senhor as nossas tristezas chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor: "o porquê disso ou o porque daquilo"? É necessário que nossa confiança esteja somente no Senhor nosso Deus. E assim a nossa alegria será plena e verdadeira e poderemos em Cristo e com Cristo vivenciar e testemunhar nossa vocação que é simplesmente "amar como Jesus amou".


Um comentário: