segunda-feira, 6 de maio de 2013

ACONTECEU: 2º DESPERTAR FRANCISCANO

Nos dias 03, 04 e 05 de maio aconteceu, na Casa de formação São Francisco de Assis, o 2º Despertar Franciscano. Contamos com a presença de nossos confrades e vocacionados que se fizeram presentes neste importante processo de discernimento vocacional. O tema deste 2º Despertar Franciscano foi o tão conhecido e divulgado lema de São Francisco de Assis: " Senhor, que queres que eu faça?"





A indagação surge de uma profunda inquietação de quem busca um sentido para sua vida. E a pergunta é dirigida Àquele que pode responder bem e significar a vida do jovem Francisco. E nós a quem estamos perguntando sobre o sentido de nossas vidas? É ao Senhor ou ao servo? Será que sabemos quem pode dar sentido pleno a nossa existência?


Estas perguntas querem nos conduzir a verdade de nós mesmos: criados a imagem e semelhança de Deus. E o que isto significa? Que somos seres livres com capacidade para escolher e para amar livremente. Deus nos fez para o amor e para amar verdadeiramente. Um amor que se compromete com o outro, com o mundo e com   Deus. No entanto, onde será que somos chamados por Deus para amar e nos comprometer verdadeiramente? Será que é na vida matrimonial? Na vida sacerdotal? Na Vida laical? Na Vida Religiosa Consagrada Franciscana Conventual?



Neste contexto, o discernimento vocacional é uma busca sincera e reflexiva, necessária,  para a vida de todo ser humano. O Papa Francisco convida a adentrarmos com silêncio e oração neste mistério fecundo que é o chamado de Deus para cada pessoa humana. O convite precisa encontrar um coração que queira acolher e responder com a própria vida que ser feliz é ser humano como Jesus Cristo.





















Frei Leonardo







Palestra com Frei Michel





Passeio no zoológico com Frei Luis



SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA?

Coloco-me diante de ti,
com a mesma pergunta 
de Francisco e Clara de Assis.
Como eles, desejo ser simples, alegre,
humilde e irmão de todas as tuas criaturas.
Louvado sejas, meu Senhor, pela vida, pela natureza;
O Senhor irmão sol, a irmã lua e as estrelas,
o irmão vento e a irmã água,
o irmão fogo e nossa irmã e mãe terra.
As plantas e os animais, as aves e os peixes,
as mulheres e os homens,
sinais de tua presença e de Tua bondade imensa.
Quero ser instrumento em tuas mãos
para transmitir a Paz neste mundo cheio de guerra
e semear o Bem onde há tanto ódio.
Ilumina-me Senhor,
para que eu possa escolher o caminho
que apontas para mim.
que eu saiba descobrir qual a minha vocação.
que eu possa realizar em minha vida
a tua Santíssima vontade.
que eu possa seguir o teu Filho, Jesus Cristo, 
nos passos de Clara e Francisco.
Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário