segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O QUE É VENCER-SE A SI MESMO?

Podemos entender o vencer-se a si mesmo em diferentes níveis. Todo e qualquer crescimento humano verdadeiro se dá de alguma forma vencendo-se a si mesmo. 


Vencer-se a si mesmo é transcender-se. É, no entanto, afirmar que o crescimento de cada ser humano tem um modo de ser todo próprio, juntamente com a sua liberdade. Se observarmos as sementes o seu modo de crescer é o de evoluir. Assim ela busca germinar de acordo com o ambiente que lhe foi determinado. Livremente ela busca um pouco de água, de terra e de sol para que possas evoluir e se tornar uma planta. 
Já para o ser humano o necessário é assumir, responsabilizar e sempre de novo superar-se, vencer-se é o caminho necessário de todo homem, assim o torna mais humano. Cada vez que o homem decide  vencer-se a si mesmo, optando pela boa vontade, cada vez mais se torna uma pessoa de virtude e mais autêntica.
São Francisco nos ensina que o vencer-se a si mesmo é uma graça concedida a todo ser humano que busca uma intimidade com Deus, numa liberdade toda própria ligada ao seguimento de Jesus Cristo. O Santo de Assis teve essa grande experiência ao beijar o leproso. Pois neste ato de encontro com o Senhor na pessoa do irmão leproso, Francisco buscou força e venceu a si mesmo dando um grande passo de liberdade e de amor.
E para isso é necessário abrir-se para os grandes valores. Pois, quando vier o chamado de Deus à cada um de nós para segui-Lo, deveremos tomar tudo que fazemos, tudo que somos e despir-se de tudo isso, ou seja, vencer-se a si mesmo para abrir-se ao encontro do Senhor e dizer-lhe de todo o coração e toda a mente e todo o entendimento: eis-me aqui! Pois, esse Deus de Jesus Cristo que lhe vem de encontro, não é um Deus de nossas vontades, mas escândalo para os judeus, loucura para os gregos, pois é o Deus do escândalo da cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário