segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DIFICULDADES PARA A VOCAÇÃO EXPLICADA PELO BEATO PAPA JOÃO PAULO II





É sabido quanto vós sois sensíveis à tensão entre o bem e o mal, que existe no mundo e em vós próprios. 
No vosso íntimo, sofreis ao ver o triunfo da mentira e da injustiça; sofreis, por vos sentirdes incapazes de fazer triunfar a verdade e a justiça; sofreis, por vos descobrirdes, ao mesmo tempo, generosos e egoístas. 
Desejaríeis servir e colaborar sempre com as iniciativas em favor dos oprimidos mas... sentis-vos traídos por tantas coisas e aliciados por outras que vos quebram as asas. Espontaneamente sois levados a rejeitar o mal e a desejar o bem. Mas, algumas vezes, tendes dificuldade em ver e em aceitar que para chegar ao bem é preciso passar pela renúncia, o esforço, a luta, a cruz; sucedeu com aquele jovem que, desejando a perfeição e querendo seguir Jesus, 
não conseguia compreender e aceitar que era necessário renunciar aos bens materiais.
Infelizmente vivemos numa época em que o pecado se converteu até numa industria que produz dinheiro, movimenta planos econômicos, dá bem estar. 
Esta situação é realmente impressionante e terrível! 
Mas é necessário não se deixar assustar nem pressionar! Qualquer época exige do cristão «coerência»! Sede valentes. O mundo precisa de testemunhas convencidas e intrépidas. Não basta discutir, é preciso atuar, viver em graça, praticar toda a lei moral; alimentai a vossa alma com o corpo de Cristo, recebendo séria e periodicamente o Sacramento da Penitência. Servi! Estai disponíveis para amar e para socorrer: ajudar em casa, no trabalho, no divertimento com os próximos e os afastados.
Meditai também com seriedade e generosidade, no caso de o Senhor chamar algum de vós. Como é isto possível? Boa pergunta! A nossa bendita Mãe, Maria de Nazaré, fez essa pergunta pela primeira vez, perante o extraordinário plano a que Deus a destinara. E a resposta que recebeu Maria de Deus Omnipotente é a mesma que vos é dada: «O Espírito Santo virá sobre Ti porque para Deus nada é impossível». Conhecendo a fundo a doutrina de Jesus, 
é fácil atuar perante os desafios da vida sem medo de nos enganarmos ou de estarmos sozinhos, pois fá-lo-emos em todos os momentos e circunstâncias sob a influente orientação do próprio Espírito Santo, quer se trate de coisa grande ou pequena.
Dir-vos-ão que o sentido da vida reside no maior número possível de prazeres; tentarão convencer-vos de que este mundo é o único que existe e que vós deveis açambarcar tudo o que for possível, e «agora». 
Ouvireis a gente dizer-vos: a felicidade está em juntardes dinheiro e em consumirdes o mais que puderdes e, depois, e se vos sentirdes infelizes, recorrei a evasão do álcool ou da droga.
Nada disto é verdade, nada disto traz autêntica felicidade às vossas vidas. Se calhar procedeis de famílias católicas, assistis à Missa ao Domingo ou mesmo à semana, rezais em família todos os dias e espero que continueis assim por toda a vida, mas pode acometer-vos a tentação de vos afastardes de Cristo.
Ouvireis muitos a dizer que as vossas práticas religiosas estão irremediavelmente desfasadas, fora do vosso estilo, fora do estilo do futuro, que podeis organizar as vossas próprias vidas e que Deus já não conta. Inclusivamente muitas pessoas religiosas seguirão tais atitudes, arrastadas pelo ambiente circundante. Uma sociedade assim, com os seus mais altos valores morais e religiosos perdidos, é presa fácil da manipulação e do predomínio de forças que, a pretexto de libertar, escravizam ainda mais.
Jesus possui a resposta para as vossas perguntas e a chave da História! Em Cristo descobrireis a autêntica grandeza da vossa humanidade. Ele continua a chamar-vos, Ele continua a convidar-vos.  Sim. Cristo chama-vos, mas chama-vos de verdade. A sua chamada é exigente porque vos convida a deixar-vos «pescar» completamente por Ele, de modo a verdes toda a vida sob uma luz nova. Ele é o amigo que diz aos seus discípulos «já não vos chamo servos, mas amigos» e prova a sua amizade dando a sua vida por nós. A autêntica vida não se encontra em nós mesmos ou nas coisas materiais. Encontra-se n'Outro, n'Aquele que criou tudo o que de bom, verdadeiro e formoso há no mundo. A vida autêntica encontra-se em Deus e descobrireis Deus na pessoa de Jesus Cristo.

BEATO PAPA JOÃO PAULO II

Nenhum comentário:

Postar um comentário