quarta-feira, 3 de outubro de 2012

SÃO FRANCISCO DE ASSIS: TESTEMUNHO DA VERDADE


"Nós te adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, em todas as tuas Igrejas, que estão no mundo inteiro, e te bendizemos porque pela tua santa cruz redimiste o mundo." (Testamento, 5)

  Este pequeno texto tirado do Testamento de São Francisco de Assis faz-nos recordar e experimentar a grandeza destas palavras. Palavras que remontam a experiência Evangélica de Francisco como convite a todo ser humano adorar a Deus em "Espírito e em Verdade" (Jo 4, 24).
  Hoje celebramos a passagem de São Francisco desta vida terrena para os braços do Pai. Nos braços do Pai Francisco encontrou a paz e a alegria capazes de transformar a sua vida.  Uma vida que só encontra sentido no seguimento mais de perto de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tal seguimento, para Francisco, só é possível quando se vive o amor para com o próximo, na fidelidade à Igreja e a Senhora Pobreza. Esses são os três convites que São Francisco de Assis faz a todos os seus frades no Testamento. O Testamento é o tesouro, a essência mais profunda da experiência evangélica de Francisco. 
  A vida Evangélica do Santo de Assis coloca em movimento o seguimento de Cristo, pelo qual revela "um coração profundamente feliz, realizado e agradecido". (Frei Dorvalino)
  Neste sentido, São Francisco procurou de todo o seu coração viver e abraçar a graça da vocação como disposição para acolher a vontade do Senhor. Uma Vontade realizada num trabalho, na obediência e no serviço à toda humana criatura. 

  No Testamento Francisco concede a seus irmãos tudo aquilo que recebeu do Senhor: a graça de fazer penitência, de trabalhar, de cuidar dos irmãos, de obedecer, do seguimento e da observância do Evangelho de Jesus Cristo por meio de uma vida pobre e casta. Assim, percebemos que o grande tesouro deixado por Francisco a seus irmãos é o dom da vocação recebida do Senhor. Nada mais teria pra dar, a não ser seu coração profundamente apaixonado por Jesus Cristo até o último dia de sua vida.
  É deste ardor e deste fervor que, o Santo de Assis, exorta seus confrades a observância das Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo contidas na Regra Bulada. No chamado a não perderem de vista a essência da vocação que é a minoridade estampada na cruz. Verdadeiramente viver é fazer a experiência da cruz. 
  Deste modo, o Testamento é a transmissão do único e verdadeiro bem de Francisco: Jesus Cristo. Mais do que testemunhar a experiência vocacional do Santo de Assis, o testamento revela o ardente desejo deste santo em transmitir  fielmente o tesouro que norteou toda a sua vida: amar e seguir Jesus Cristo revelando a face do Pai pelo Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário