segunda-feira, 3 de setembro de 2012

VOCAÇÃO: ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS


"É bom ler os testemunhos da Escritura e é bom buscar nela o Senhor Nosso Deus. Mas, quanto a mim, já tomei tanto às Escrituras que já é mais que suficiente para a minha meditação e reflexão. Não preciso de mais nada, filho: conheço Cristo pobre e crucificado" (2Cel 105). 

Neste mês de setembro somos convidados a aprofundarmos na leitura e na interpretação da Sagrada Escritura. A leitura da Palavra de Deus exige do ser humano uma disposição e uma abertura para ouvir o que o Senhor tem a nos falar. São Palavras de Vida Eterna capazes de edificar aquele que a lê.
São Francisco de Assis nos ensina que a Sagrada Escritura é para ser ouvida e vivida. Retornar ao Evangelho é perceber no Cristo pobre e crucificado um novo modo de amar onde a liberdade, plena de gratuidade, impera na caminhada do religioso. 
Caminhar, neste mundo, guiado pela palavra de Deus é fazer a experiência de um Deus que nos fala num diálogo de amor e de Revelação de Si mesmo. Um Deus que desde sempre caminha com o ser humano e o acolhe amorosamente em seu coração de Pai. No entanto, é na Encarnação do Verbo que podemos chamar Deus de Pai. Jesus nos mostra que o Pai não só nos fala, mas também, pede de nós uma resposta. Por isso, o relacionamento do ser humano com Deus é de um diálogo capaz de esclarecer definitivamente o enigma da condição humana. Assim, "Bem-aventurado o religioso que não encontra jocundidade e alegria senão nas palavras e nas obras santíssimas do Senhor e, e através delas, conduz os homens ao amor de Deus em gáudio e alegria". (Adm 20,1-2)



Viver em gáudio e alegria a Palavra de Deus é responder com fé as interpelações do Pai feita a todos os seus filhos. Viver de fé é ter como único alimento as Palavras do Senhor, de tal modo, que possamos viver e pensar a partir Delas como nos ensina São Francisco de Assis.
Que o Espírito Santo possa nos ajudar a descobrir que as Palavras de Deus "são espírito e vida" (Jo 6, 64). Palavras que só se tornam Palavra de Deus quando são assimiladas e resultam em atitudes concretas onde todo o bem que podemos fazer pertence a Deus pelo seu Espírito que habita em nós.





Nenhum comentário:

Postar um comentário