segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O HÁBITO FRANCISCANO: SINAL DE CONSAGRAÇÃO A DEUS

Hábito de São Francisco de Assis
"O Senhor deu-lhes a palavra e o espírito, segundo a oportunidade do tempo, para proferirem palavras agudíssimas, que penetravam os corações de jovens e anciãos, os quais, abandonando pai e mãe e tudo que possuíam, seguiam os Irmãos, recebendo o hábito de sua Religião." (LTC 60,2)

  Nos dias atuais surgem muitos questionamentos e dúvidas sobre a utilidade do hábito e sobre o seu sentido mais profundo. As perguntas surgem a partir de uma concepção onde a veste não implica numa mudança radical de vida e não expressam uma atitude  profunda de engajamento e missão.
  O hábito religioso franciscano caracteriza a finalidade da fraternidade franciscana, no qual todos estão unidos para o serviço a Deus e aos irmãos. O hábito religioso não é somente uma expressão externa da opção de vida escolhida, mas consequência de um voltar-se inteiramente à Deus na fraternidade e no mundo.
  O vestir o hábito indica deixar tudo para ter como único Senhor e Mestre o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Significa estar em conformidade com o seguimento de Cristo e por Ele exprimir a consagração total a Deus por meio de uma vida doada pelo Reino de Deus. Assim, a veste é algo que identifica a pessoa como o seu nome. 

  O hábito franciscano é uma túnica em forma de cruz com uma corda na cintura, no qual vestir o hábito dos Frades Menores significa voltar e converter o coração para o Senhor e dedicar-se no serviço a Ele. O hábito cria em todos aqueles que abraçam o carisma franciscano a condição de consagração a Deus. Tomar o hábito franciscano é revestir-se de Cristo e revestir-se do homem novo, isto é, entrar numa nova dinâmica onde toda vida do frade menor é colocada ao culto de Deus na fraternidade franciscana. Por isso,  a vida de serviço a Deus e do exercício da piedade do Frade Menor faz com que ele se torne altar de Deus. 


  No entanto, a vida de piedade do Frade Menor está unida com o jejum, onde todo vocacionado a esta vida é chamado a ter sempre o espírito da santa oração e devoção em tudo que faz. O espírito de oração indica uma vida em louvor a Deus como sinal de seu amor e de sua generosidade. 
  Portanto, vestir o hábito franciscano expressa seu verdadeiro sentido quando, enraizados no amor de Deus, o Frade Menor serve a toda humana criatura. Se assim não for, o hábito torna-se um símbolo vazio de conteúdo que em nada convoca o ser humano a uma experiência mais profunda do amor de Deus. Amor que significa uma vida de serviço e oração na fraternidade, no qual reconhecemo-nos todos irmãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário