domingo, 19 de agosto de 2012

3º DOMINGO: VOCAÇÃO RELIGIOSA - CONSAGRADA

DIA DOS CONSAGRADOS

"E eles imediatamente, deixando tudo, seguiram-no" (Mt 4,22)


Hoje é dia de lembrar na Liturgia da Igreja desta vocação tão bonita e tão antiga: o chamado ao seguimento radical de Jesus Cristo por homens e mulheres, que deixando tudo, puseram-se a caminho, em busca, da vivência do Evangelho na realização do Amor. Quando se fala de religiosos, entende-se aqui por aquelas pessoas que fizeram uma opção livre de vida totalmente consagrada, comprometendo-se com uma causa específica dentro da grandiosidade de servir ao Senhor e aos irmãos. Nesta multidão de eleitos e eleitas encontramos Franciscanos, Franciscanas, Dominicanos (as), Carmelitas, Servitas, Jesuítas, Redentoristas, Clarissas, Beneditinos (as), Vocacionistas, Palotinos (as), Camelianos (as) e tantos outros. São irmãos e irmãs que deixaram suas casas, suas famílias, a possibilidade de um casamento, sonhos futurísticos e tantas outras coisas mais, para dedicar-se exclusivamente ao amor de Deus, fazendo a experiência contínua deste amor e tornando-se sacramento vivo, sinal forte da presença do Deus que ama no meio do povo, do mundo.

Concretamente, são chamados frades, frater, monges, irmãos, freiras, soror, monjas e irmãs, que de uma maneira ou de outra, compõe juntos o quadro destes semeadores de paz, de ternura, de bondade, de humanidade e sinalizadores do Reino.
"A vida consagrada, profundamente arraigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito. Através da profissão dos conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus - Virgem, Pobre e Obediente - adquirem uma típica e permanente 'visibilidade' no meio do mundo, e o olhar dos fiéis é atraído para quele mistério do Reino de Deus que já atua na história, mas aguarda sua plena realização nos céus". A vida consagrada nasce da experiência profunda de Deus e só nela encontra seu último sentido, e na Igreja, desde seu início mostra que homens e mulheres procuram viver de maneira radical a concretude do Evangelho.


São Francisco de Assis traduz novo surto carismático de vida Religiosa-Consagrada. Pretendia simplesmente reunir 'novo povo' para observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio, e em castidade. Num primeiro momento, Francisco pensa simplesmente em seguir o Sermão da Montanha 'sine glossa', e hoje, encontramos esses seguidores e seguidoras (Franciscanos e Franciscanas) espalhados pelo o mundo inteiro que mostram que é possível, ainda hoje, um sonho de Francisco de Assis e que ele e seu ideal continuam vivos e presentes em nossa história pessoal.
Frades Conventuais - Custódia Imaculada Conceição

A todos os Religiosos e Religiosas, neste dia, nosso carinho e incentivo! 
Vamos rezar por todos eles, para que sejam perseverantes, corajosos, fiéis e cada vez mais santos, rezando também para que Deus possa suscitar nas famílias, em nossa paróquia, em nossa diocese, muitas e santas vocações religiosas e missionárias.

Um comentário:

  1. A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÂO
    (LC.6.45)
    (EC.51.33) Eu abri a minha boca e disse: (JB.3.27) O homem não pode receber cousa alguma, se do céu não lhe for dada: (EF.3.8) A mim, o menor de todos os Santos, me foi dada a graça de pregar aos gentios o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo:(RM.9.1) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.7.22) porque no tocante ao Homem Interior, tenho prazer na Lei de Deus:(1CO.9.3) E a minha defesa perante os que me interpelam é esta: (DN.9.13) Como está escrito:(EF.4/4/6) Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados, numa só esperança da vossa vocação; há somente um Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e Pai de todos, o qual é Senhor de todos, age por meio de todos, e está em todos: (TG.4.12) Há um só legislador e Juiz; (TM.2.5) porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os Homens, Cristo Jesus, Homem: (IS.46.5) A quem me comparareis para que Eu seja seu semelhante? (JÓ.6.28) Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim e vede que não minto na vossa cara: (JÓ.33.3) As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (GL.1.20) Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto; (1PE.2.6) pois isso está na Escritura:



    ResponderExcluir