segunda-feira, 9 de julho de 2012

VIDA CONSAGRADA: experiência profunda do amor de Deus



A Vida consagrada se exprime como dom de si mesmo por amor a Deus e aos irmãos, no qual cada membro da vida consagrada escolheu seguir Jesus Cristo na radicalidade do Evangelho e na fraternidade. É uma profunda experiência do amor de Deus e de sua total entrega.



O consagrado é chamado a fazer a experiência de que seu único bem e tesouro é Deus. É em Cristo e com Cristo que o consagrado pode expressar: “é bom estarmos contigo, dedicarmo-nos a Ti, concentrar nossa existência exclusivamente em Ti”. E mais: Cristo é o “mais belo entre os filhos dos homens”.
A beleza de Cristo impulsiona todo consagrado a não estagnar jamais o anuncio do mistério do amor de Deus que se Encarna entre os homens. O amor de Deus mostra para nós sua face e seu “esplendor perante o qual qualquer outra luz empalidece a beleza infinita, a única que pode saciar totalmente o coração do homem” (Vita Consecrata).



Aderir e colocar a própria vida como doação de si mesmo a Deus é compreender que a missão de todo consagrado está em “indicar o Filho de Deus feito homem como a meta escatológica para onde tudo tende” (Vita Consecrata). Jesus Cristo é o “caminho, a verdade e a vida”(Jo 14,6). É nele que temos a vida em plenitude e nele se encontra o segredo sobre a verdade do homem e sua identidade. Pois, o sentido da vocação à vida consagrada está na iniciativa total de Deus que se antecipa em seu amor pelo ser humano e o chama para estar junto de Si.
Diante da gratuidade do amor de Deus o consagrado sente-se chamado a entregar sua vida numa dedicação incondicional e gratuita a Deus e aos homens. Assim, a partir da oferta incondicional de sua vida pode-se compreender aquilo que configura sua identidade: conformar-se a Cristo através dos conselhos evangélicos, “pelos quais Cristo convida alguns a partilharem a sua experiência de pessoas virgem, pobre e obediente” (Vita Consecrata).
Conformar-se a Cristo em tudo é a grande missão que o consagrado tem de tornar visível este amor. Uma das formas de expressão desse amor acontece pela vida em fraternidade. Na fraternidade o religioso consagrado é chamado a deixar “rastos concretos” da beleza inspirada pela Trindade. Para que “os homens possam sentir o encanto e a saudade da beleza divina” (Vita Consecrata). Pois a mais alta vocação do homem é está em comunhão com Deus e com os homens (A vida fraterna em comunidade), segundo o mandamento de Jesus durante a última ceia: “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; como eu vos tenho amado, assim amai-vos uns aos outros” (Jo 13,34).


Portanto, a vida consagrada é revestida pela beleza de Cristo não como um privilégio, mas como uma doação de si mesmo a Deus e aos irmãos. Entrega compreendida como reflexo da comunhão da Trindade e de sua generosa entrega de amor. Amor que antecipa o amor humano. Por isso, mais fraterno é o consagrado que cotidianamente procura estar na sua identidade: conformar-se com Cristo em tudo.


Oração de São Francisco ao Crucificado:

Altíssimo, glorioso Deus ilumina as trevas do meu coração: dá-me uma fé direita, uma esperança certa, uma caridade perfeita, senso e conhecimento para que eu cumpra seu santo e veraz mandato! Amém



Um comentário:

  1. Ser consagrado é ser todo de Deus e para Deus. Como é belo ver que há pessoas dedicadas ao serviço e ao amor. Caio - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir