terça-feira, 10 de abril de 2012

"VI O SENHOR!" (Jo 20,18)

"Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos! Aleluia!"

     Páscoa do Senhor! Vivenciemos este tempo de graça, amor e alegria; nos mergulhemos no mistério da Vida e da Vitória. A experiência da Páscoa nos remete a nossa vocação. Em Cristo Ressuscitado somos chamados com Ele e por Ele a construirmos uma Nova Vida. 
Somos convidados a ter o mesmo espanto de Maria Madalena que ao ver a pedra do túmulo aberta e sem o corpo de Jesus, corre para anunciar aos outros discípulos o fato acontecido. E como ela percorramos o mistério de nossa salvação e descubramos a manifestação de Deus desde os primeiros pais a partir do momento que Aquele que procuramos não é mais um defunto, um derrotado, fracassado. Mas é um Deus Vivo, ressuscitado e de pé. Nesse processo fazemos a experiência de que somos chamados a viver nossa vocação como abertura a generosidade e a escuta dos apelos de um Deus vivo e presente. Nossa vocação à vida é crer em Jesus ressuscitado.
     Ao depararmos com o episódio de Maria, irmã de Lázaro, que ao receber a visita de Jesus, diz a Sagrada Escritura, quebra um pote de perfume caro e raro para "derramar nos pés de Jesus". Ou seja, Maria não teme ao desperdício, não economiza no perfume e sem reserva entrega-se ao Senhor no todo. Assim deve ser nossa atitude, quando estamos diante do Senhor: nos entregarmos a Deus da melhor forma possível e nos dispor a derramar sem reserva nossas vidas naquilo que verdadeiramente acreditamos. Esta experiência de fé e acolhida de Maria faz com que a casa fique cheia do perfume. 
     Aí se encontra nossa vocação: exalar, espalhar e difundir o odor de Cristo Ressuscitado. Que esse perfume seja espalhado e sentido em nossos lares, Igrejas, pastorais e movimentos, na sociedade e sobretudo em nossos corações. No qual, como Maria Madalena façamos a experiência da fidelidade, da perseverança e da proximidade com o Cristo Vivo. Só assim poderemos exalar o perfume da Vida em Plenitude ao dar a segunda notícia:


"O Senhor Vive!"


       Para que esse anuncio e esse aroma se difunda, o nosso sim ao projeto de Deus deverá ser um sim sem reserva e sem medo. E que não deixemos as dores, as dúvidas e as críticas nos desolarem do único e verdadeiro caminho que é Cristo.
    É neste sentido que celebramos a Páscoa do Senhor: como um caminho no qual nossa vocação consiste em sermos anunciadores da Boa Notícia e exaladores do aroma de Cristo. 
     Que o pai São Francisco de Assis, testemunha de um amor indissolúvel à vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor, possa em cada um de nós ser este sinal do Amor que vive e reina sobre todos nós.
  A Ordem dos Frades Menores Conventuais juntamente com o Serviço de Animação Vocacional deseja a todos os vocacionados, familiares, amigos, benfeitores, irmãos e irmãs em Cristo uma Santa e Feliz Páscoa!

Um comentário:

  1. A todos os frades e amigos uma Santa e Feliz Páscoa! Pedro / Juiz de Fora

    ResponderExcluir